segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

TRATAMENTO OSTEOPÁTICO NAS HÉRNIAS DISCAIS

A hérnia de disco trata-se de um importante processo patológico que acomete a coluna vertebral; estima-se que de 2 a 3 % da população mundial seja vítima desta desordem.

O disco é uma estrutura localizada entre uma vértebra e outra, composto na sua região mais externa por fibrocartilagem em forma de anéis (anel fibroso) que faz a contenção de uma porção central gelatinosa (núcleo pulposo), tal estruturação é responsável por absorver choques e impactos causados pelos movimentos rotineiros da coluna vertebral.

Sabe-se que com o passar da idade a massa central gelatinosa vai se desidratando ao mesmo tempo que os anéis fibrosos por serem frequentemente impactados começam a sofrer pequenas rupturas o que permite a saída da substância central para o meio externo (hérnia).

Além do fator de envelhecimento fisiológico outro agravante se torna um grande vilão; são as alterações de postura, somadas aos hábitos cotidianos realizados de forma repetitiva e excessiva, que colaboram para um aumento de impacto sobre os discos intervertebrais.

Uma vez instalada a hérnia de disco pode gerar sintomas dolorosos na coluna que podem se estender para braços e pernas dependendo da região acometida; tais incômodos apresentam-se em forma de dormências, dor em pontada ou agulhada, formigamentos e cansaço crônico com sensação de peso dos membros.

Atualmente o tratamento conservador através de recursos fisioterápicos vem apresentando bons resultados em 80 a 90 % dos indivíduos com hérnia discal, e caso o paciente obtenha progressiva melhora o tratamento cirúrgico deve ser descartado.
Neste contexto a Osteopatia surge como uma grande aliada para o tratamento das hérnias discais, introduzida recentemente no Brasil e aplicada por profissionais de fisioterapia, o método visa diagnosticar alterações no organismo e restabelecer a função das estruturas do corpo através de técnicas manuais promovendo saúde aos pacientes.

Na patologia de hérnia discal o osteopata aplica técnicas para ganhar a funcionabilidade das articulações, músculos e nervos que estão sofrendo devido a sobrecargas e movimentos associados à má postura.

Em casos que não envolvam alterações irreversíveis como perda motora de membros e alterações de posturais estruturadas, os resultados com a aplicação do método osteopático demonstram ser surpreendentes, pois uma vez que eliminado os sintomas e seguindo uma regrada orientação prescrita pelo fisioterapeuta, os indivíduos podem voltar a praticar suas atividades com o que existe de mais importante: boa qualidade de vida.


Dr. Bruno Hernandes Pereira - CREFITO-3/ 81407 - F
Osteopatia e Terapia Manual / Docente do Instituto Docusse de Osteopatia

Consultório:

São José do Rio Preto / SP - Rua Floriano Peixoto 1867
Fone: 17 3234 7010

Nenhum comentário:

Postar um comentário